EN – ESCOLA NAVAL

EN – ESCOLA NAVAL

Pré-matrícula





Apresentação:

Concurso de ambos os sexos em nível de Ensino Médio para admissão à Escola Naval (CPAEN). Os “Cursos de Graduação da Escola Naval”, são destinados à formação de Oficiais para o Corpo da Armada (CA), o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e o Corpo de Intendentes de Marinha (CIM).

Limites de idade:

O candidato deve ter entre 18 e 23 anos de idade em 01 de janeiro do ano da matrícula na Escola Naval.

Etapas do concurso:

Exame intelectual, exames de saúde, exames de aptidão física e psicológica e análise documental.

Exame Intelectual:

São exigidos no exame intelectual conhecimentos das disciplinas de Matemática, Física, Língua Portuguesa, Redação e Língua Inglesa.

Duração do curso de formação:

A Escola Naval tem um Ciclo Escolar de quatro anos e um Ciclo Pós-Escolar de um ano, totalizando então cinco anos de formação.
Nos quatro primeiros anos, os alunos são aspirantes ao oficialato e ficam na instituição em regime de semi-internato, estudando de segunda a sexta, sendo liberados no final de semana. Ao final do Ciclo Escolar, prossegue-se a formação dos jovens, com o Ciclo Pós-Escolar, quando os Aspirantes passam à função de Guarda-Marinha. Esse Ciclo é ministrado fundamentalmente para o ensino profissional, com destaque para a aprendizagem prática e de instrução, conduzida em várias organizações militares e a bordo do Navio-Escola Brasil. Na viagem de instrução, toda teoria estudada ao longo dos anos é colocada em prática. Ao mesmo tempo, os aspirantes têm a chance de sentir a cultura geral do futuro Oficial conforme os Guardas-Marinhas conhecem vários países.

Local do curso de formação:

A Escola Naval fica na cidade do Rio de Janeiro (RJ) no bairro Castelo.

Formação militar:

Após a formação, o Cadete é promovido à Aspirante a Oficial (salário médio de R$ 7.000,00) seguindo suas promoções na carreira de oficiais podendo atingir a patente máxima na Marinha do Brasil.
O militar que concluir com aproveitamento o curso de formação, receberá diploma de nível superior em sua respectiva área de formação.

Saiba mais:

http://www.marinha.mil.br