ESA – ESCOLA DE SARGENTO DAS ARMAS

Pré-matrícula





Apresentação:

Concurso de ambos os sexos em nível de Ensino Médio para Curso de Formação de Sargentos (CFS) do Exército Brasileiro.
A Escola de Sargento das Armas (ESA), a Escola de Sargentos de Logística (EsLog) e o Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) forma sargentos em diversas áreas para atuação direta nas atividades de proteção do território brasileiro tais como Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Material Bélico, Intendência Topografia e Aviação entre outras.

Limites de idade:

O candidato deve ter entre 17 e 24 anos de idade no ano da matrícula no CFS.

Etapas do concurso:

Exame intelectual, exames de saúde, exames de aptidão física e psicológica e análise documental.

Exame Intelectual:

São exigidos no exame intelectual conhecimentos das disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Literatura, Redação, História e Geografia do Brasil.

Duração do curso de formação:

O curso de formação tem duração de 2 anos em que o matriculado passa a ser militar da ativa do Exército Brasileiro e fica na condição de Aluno (salário médio de R$ 800,00) e é dividido em duas etapas de aproximadamente um ano cada. A primeira etapa é o Período Básico realizado em diversas localidades do Brasil e a segunda é o Período de Qualificação realizado, de acordo com a área tecnológica escolhida, na ESA na cidade de Três Corações (MG), na EsLog na cidade do Rio de Janeiro (RJ) ou no CIAvEx na cidade de Taubaté (SP).

Local do curso de formação:

A ESA dista aproximadamente 370 km da cidade do Rio de Janeiro, o CIAvEx dista aproximadamente 300 km da cidade do Rio de Janeiro e a EsLog fica na cidade do Rio de Janeiro no bairro de Deodoro.

Formação militar:

Após a formação, o Aluno é promovido à graduação de 3º Sargento (salário médio de R$ 4.000,00) seguindo suas promoções dentro da carreira e podendo prestar concurso interno para Oficial de acordo com critérios especificados nos respectivos editais dos concursos.

Os militares que concluírem com aproveitamento o CFS, receberão diploma de graduação de nível Superior Tecnológico de acordo com o Decreto n° 9.171 (17 OUT 17).

Saiba mais:

http://www.esa.eb.mil.br