ESA-SAÚDE e ESA-MÚSICA

Pré-matrícula





Apresentação:

Concurso de ambos os sexos em nível de Ensino Técnico em Enfermagem (ESA-SAÚDE) e de Ensino Médio (ESA-MÚSICA) para Curso de Formação de Sargentos (CFS) do Exército Brasileiro.

Limites de idade:

O candidato deve ter entre 17 e 26 anos de idade no ano da matrícula no CFS.

Etapas do concurso:

Exame intelectual, exames de saúde, exames de aptidão física e psicológica e análise documental.

Exame Intelectual:

São exigidos no exame intelectual conhecimentos das disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Literatura, Redação, História e Geografia do Brasil. Além destas disciplinas, são exigidos conhecimentos específicos de Enfermagem para candidatos a ESA-SAÚDE e conhecimentos específicos de música para candidatos a ESA-MÚSICA.

Duração do curso de formação:

O curso de formação tem duração de 2 anos em que o matriculado passa a ser militar da ativa do Exército Brasileiro e fica na condição de Aluno (salário médio de R$ 800,00).
O curso de formação é dividido em duas etapas de aproximadamente um ano cada. A primeira etapa é o Período Básico realizado em diversas localidades do Brasil e a segunda é o Período de Qualificação realizado na EsLog.

Local do curso de formação:

A EsLog fica na cidade do Rio de Janeiro (RJ) no bairro de Deodoro.

Formação militar:

Após a formação, o Aluno é promovido à graduação de 3º Sargento (salário médio de R$ 4.000,00) seguindo suas promoções dentro da carreira e podendo prestar concurso interno para Oficial de acordo com critérios especificados nos respectivos editais dos concursos.
Os militares que concluírem com aproveitamento o CFS, receberão diploma de graduação de nível Superior Tecnológico de acordo com o Decreto n° 9.171 (17 OUT 17).

Saiba mais:

http://www.esa.eb.mil.br